Na segunda visita à escola ficou definido que deveríamos entrevistar um professor da nossa área de formação, no meu caso, as Ciências Sociais. Um questionário nos foi entregue e deveríamos aplicá-lo nesta visita, no entanto, tentamos por duas vezes, eu e a colega de CISO, Natasha Maria, até que conseguimos combinar com a professora de Sociologia da escola e ela nos pediu que levasse as perguntas para sua casa pois não teria disponibilidade para responder ali, no ambiente e expediente de trabalho. A professora cumpriu com o combinado e o resultado dos questionamentos feitos pode ser observado abaixo:
Pergunta: Prática pedagógica do professor:
Resposta: A prática pedagógica norteia-se com base na elaboração anual de Sociologia (elaborado pelos professores). Acrescido dos livros tecnodidáticos, processo de filmografia e musicografia. As aulas são ministradas de forma interativa participativa. Avaliações processuais de realização no decorrer das aulas.
P: Como o professor planeja a sua aula? Há um planejamento formal?
R: As aulas seguem um critério, com base nas discussões de Jornada Pedagógica, discutem-se os conteúdos primordiais, as orientações metodológicas, recursos didáticos. No decorrer das aulas, estas se apresentam a partir do planejamento pedagógico anual, flexibilizando as intervenções criticas, visto que não poderá hermética, respeitando as participações criticas, inovações, inseridas como necessárias.
P: Como é o desenvolvimento da aula? A participação do aluno? Quais as maiores dificuldades dos alunos?
R: As aulas têm como premissa o planejamento, sendo ministradas a partir de uma didática que favorece uma participação critica, respeitando as diferenças e a diversidade. Inserias novas metodologias além das previstas. Seminários, discussões de textos, glossários, mini-testes, debates e discussões em sala de aula. Os alunos diante das dificuldades de leitura e interpretação sentem-se acanhados, mas no decorrer das aulas, pelo fortalecimento da autoconfiança começam a participar.
P: Como o professor avalia o trabalho que desenvolve?
R: O trabalho desenvolvido pelo professor visa primordialmente respeitar a pessoa do aluno. Privilegiando e oportunizando o seu crescimento como cidadão, a participação critica na sociedade, os conteúdos são atualizados, discutem-se temas atuais, estabelecendo links com aspectos da atualidade político-social.
P: O professor leva em conta o PPP na elaboração do seu planejamento?
R: Toda atividade docente se aplica e baseia-se no PPP, este é apresentado desde a Jornada Pedagógica fazendo-se necessário seguir suas devidas orientações.
P: Quais são os problemas da sala de aula com relação a sua disciplina?
R: A disciplina Sociologia antes era estigmatizada, tida como transversal isso acontecia por que era ministrada por profissionais que não tinham nem mesmo formação acadêmica na área. A dificuldade maior é construir um novo perfil digno das ciências sociais, sendo aplicada a conteúdos condizentes, obtendo respeito, sendo tratada como necessária para o aprendizado do aluno como cidadão. Os alunos têm dificuldade de leitura e interpretação, alguns se sentem acanhados e não participam. O processo de abstração dificulta o entendimento, mas no decorrer das aulas estes obstáculos começam a ser minimizados.
P: Como se dá a docência na escola?
R: A docência se aplica de forma atuante, integrada às demais disciplinas. Alicerçado com métodos e teorias, além de princípios e valores que priorizem o aprendizado consciente. A atividade docente e acrescida com a viabilização de projetos pedagógicos tais como o Projeto de Inclusão Social, Educação Ambiental, Café Literário e Filosófico etc. Existe receptividade por parte dos alunos em relação aos conteúdos e discussões sobre temas atuais.