A primeira visita foi realizada no dia 16 de outubro. O grupo se encontrou na entrada da escola às nove horas da manhã. Logo procuramos a coordenadora pedagógica para entregar a carta de apresentação. Foram autorizadas as nossas visitas e então realizamos o ‘tour’ pelo colégio. Segue abaixo a descrição dos aspectos observados em relação a cada um dos espaços do colégio e a partir desta a explicitação das condições de ensino. Ao final apresentamos o Projeto Político Pedagógico que foi nos concedido.
ESTRUTURA FÍSICA
A escola apresenta uma estrutura razoável, com alguns problemas notáveis em relação à manutenção dos espaços físicos. Todas as fotos tiradas na ocasião encontram-se em anexo (Anexo-A). Abaixo, análise da estrutura:
Biblioteca: tem um espaço amplo e arejado, com um acervo adequado às necessidades dos alunos, inclusive com as leituras obrigatórias dos vestibulares, disponibilizado pelos governos federal e estadual.
Pátio: o teto da quadra fechada apresenta riscos aos alunos por ter uma área de provável desabamento. Há uma quadra de vôlei e uma de futebol, que no dia estava sendo utilizada para aula de dança. As quadras poliesportivas estão precisando de uma manutenção imediata para cobrir as necessidades de atividades físicas dos alunos.
Salas de aula: O tamanho das salas de aula é variado, algumas delas são bastante apertadas e sem ventilação, outras são bastante amplas. Notamos cadeiras quebradas e vidros das janelas quebradas e acústica deficiente, uma vez que o barulho dos corredores e do pátio se faz ouvir dentro das salas de aula, até mesmo nas do último andar. Grande parte das salas possui sistema de TV, porém não são usadas comumente.
Salas de atividades extracurriculares: Há diversas salas de música, uma sala de dança e um auditório, que estão localizados no terceiro andar. Nesse sentido, há uma estrutura específica para a realização do ensino prático e teórico de música e dança. Está disponível para os alunos que participam dessas aulas um número expressivo e variado de instrumentos musicais, e a sala de dança possui tablado e espelhos por todas as paredes. E o auditório, que é um espaço para pequenas apresentações, que possui uma acústica adequada para isso, mas pouco espaço até mesmo para as atividades da escola como gincanas, presenciadas no dia 18 de novembro.
CONDIÇÕES DE ENSINO
As aulas são de 50 minutos. Os professores contam com um suporte pedagógico e logístico da coordenação e diretoria. Há a disponibilidade de espaços para fazer atividades diferenciadas, como exibição de vídeos e eventos temáticos. A biblioteca é apoio recorrente para o planejamento e execução das aulas. Dentre os problemas identificados, estão a dispersão dos alunos devido à recorrência de aulas vagas, e os problemas estruturais que afetam o planejamento de aula.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
O colégio possui um plano político pedagógico que está em pleno processo de atualização. Há a intenção de reuniões anuais entre professores, coordenação pedagógica e direção, para a construção de revisão do plano. O plano apresenta os fundamentos da instituição, bem como as metas e ações da escola, além da descrição da estrutura escolar e suas normas de funcionamento.
Assim, vale salientar que o PPP estava sob os cuidados da Diretora, que relatou enfrentar grande resistência quanto ao debate deste com os professores, funcionários e demais integrantes do corpo pedagógico do Colégio, por julgarem ser algo irrelevante para o funcionamento da Instituição, o que denota que os próprios profissionais da educação desconhecem e desobedecem, deliberadamente, às normas vigentes.
Veja agora o resumo de sua estrutura:
1- Identificação da Escola
1.1 Identificação
1.2 Atos legais
1.3 Código da unidade Escolar
1.4 Jurisdição
1.5 Modalidade de Ensino
1.6 Direção
1.7 Coordenação Pedagógica
1.8 Número de alunos matriculados (ultimo levantamento foi feito em 2008).
2 - Histórico da Escola
O nome do Colégio faz homenagem ao Médico Manoel Cavalcante Novaes que foi Deputado Constituinte em 1933 até 1986. Este médico se destacou por pela emenda 179 que tomava obrigatório o aproveitamento do Rio São Francisco pelo Governo Federal, fato que influenciou muito o desenvolvimento da Bahia.
O Colégio foi criado no ano de 1992, com a finalidade de ser a primeira escola pública de formação musical do Brasil. A implantação do curso de instrumento mobiliza até hoje profissionais da Escola de Música da UFBA.
O prédio onde se localiza a escola era um Hospital de Emergências, pronto socorro, que foi adaptado. Sendo o Dr. Manoel Novaes um médico que muito fez, o governo da Bahia prestou-lhe a justa homenagem, pois, o ano da inauguração da Escola foi o ano da sua morte.
3- Apresentação
Este tópico do P.P.P. propõe reflexões acerca de como o Colégio entende a educação como agente transformador da sociedade.
4 – Diagnóstico
Neste tópico está exposta a vida letiva dos alunos dos anos de 2006 e 2007 e estão traçadas algumas metas, bem como delineados alguns direitos e deveres, lembrando se tratar de atribuições tanto dos alunos quanto da escola.
Há também a descrição, neste tópico, dos elementos determinantes para o alcance de objetivos em vários aspectos. São eles:
4.1.1. Relações Interpessoais.
4.1.2. Avaliação da Aprendizagem
4.1.3. Participação da Comunidade
4.1.4. Fundamentos da Biblioteca
4.2 Necessidades
5 – Fundamentação Teórica
5.1. Fundamentos éticos – políticos
5.2. Fundamentos epistemológicos
5.3. Fundamentos Didático-pedagógico
6 – Programação
Após o Diagnóstico,a comunidade escolar definiu que conjunto de ações deveria ser assumido pela instituição, a fim de superar as necessidades identificadas e priorizadas.
6.1. Metas e Ações da Escola
- Metas Imediatas
- Metas Mediatas
- Ações:
Fundamentos da Biblioteca
Participação da Comunidade
Relações Interpessoais
Programação – Avaliação de Aprendizagem
7 – Normas de funcionamento Escolar
A escola não é uma instituição isolada, logo, apesar de se constituir como unidade única, com características específicas, ela deve orientar-se pelas diretrizes e normas do Sistema de Ensino ao qual pertence.
7.1. Das normas de convivência escolar.
8 – Atividades permanentes
Proposta de uma ação que se repete, que ocorre com uma freqüência planejada, tendo objetivos determinados, em função da melhoria da instituição.
8.1. Reunião Pedagógica Semanal (AC)
8.2. Considerar no processo de Construção Coletiva
9 – Plano do Estágio
10 – Acompanhamento e Avaliação
Foi recriado o curso profissional Integrado ao Médio, com a oferta de Técnica em Música com habilidades em instrumentos, como também o redimensionamento da matriz curricular. Igualmente, buscar neste projeto institucionalizara pesquisa numa perspectiva da integração com o ensino e as relações comunitárias, possibilitando a efetivação de Parcerias. Este trabalho deve assumir primordialmente um caráter processual e que, portanto, considere a avaliação como um processo de diálogo, compreensão e melhora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário