quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Reflexões críticas sobre a obra: “A importância do hábito de ler” de Paulo Freire.

“A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente”. (Paulo Freire)


De acordo com a leitura do livro de Paulo Freire, “A importância do ato de ler” esta se dá desde os primeiros momentos de existência do ser humano, ainda na infância. A leitura do mundo inicia-se muito antes da leitura da palavra. A compreensão do mundo se dá pela “leitura” do mundo, antes mesmo da compreensão da palavra, mas a leitura do mundo. A leitura do mundo precede a leitura da palavra.
Segundo Freire, a compreensão do objeto não se dá pela memorização mecânica, mas sim pela aprendizagem de significação profunda. A idéia perpetuada pelos professores em qualquer nível de ensino de que extensas bibliografias são a fórmula para o entendimento do objeto, é errônea. Não é desta forma que se conforma no ser humano, o hábito de ler. A insistência na quantidade de leituras para habituar à leitura, não funciona.
Ler é um ato de liberdade e não um aprisionamento às diagramações impostas nos cursos da vida. A leitura liberta, desaliena e torna o individuo capaz de intervir em sua própria realidade. A palavra não exprime apenas aquilo que se quer passar, ela é norteada de valores, crenças, significados e significantes, e é na experiência direta com o mundo que se aprende a ler o que nos rodeia. Mais importante que poder compreender palavras, ler dá ao ser humano a capacidade de escolher, de situar-se socialmente e psicologicamente.

Os ideais de Paulo Freire ainda permeiam a sociedade brasileira, no entanto, as práticas políticas aplicadas à educação não parecem seguir na mesma direção. Os investimentos em educação básica apenas cumprem motivações políticas de tirar o país dos primeiros lugares no ranking de educação básica formal de má qualidade. O IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica criado em 2007 pretende apresentar dados relevantes apenas para confirmar a retirada do país dentre os piores do mundo em educação básica de qualidade. Fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações são avaliados com um propósito meramente representativo e não elucidativo da realidade da educação de base da nossa sociedade.
Nada será mudado até que se tome consciência dos valores permeados por educadores como Paulo Freire. Entender o processo de educação como a mais poderosa arma de transformação individual e coletiva dos indivíduos. Estabelecer programas de mensuração de resultados em avaliações não resolve a deficiência no ensino de base no Brasil.





Referências Bibliográficas


FREIRE, Paulo.  A Importância do Ato de Lerem três artigos que se completam.  22 ed.  São Paulo: Cortez, 1988. 80 p.

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