Este tópico visa apresentar o que de fato ocorreu na Oficina realizada no Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes, na data de 25 de Novembro de 2010, com os alunos de uma turma do 2° ano do Ensino Médio. Inicialmente a oficina seria realizada no dia 18 de novembro, mas ao chegar no colégio encontramos a escola em clima de festa, estava acontecendo diversas atividades com relação a semana da consciência negra, a maior parte dos estudantes estava vestindo camisetas onde estava escrito o nome de diferentes países africanos, cada turma provavelmente estava representando um país. As salas de aula e os corredores estavam com diversos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes. No auditório haviam apresentações de dança. Por conta dessas atividades não foi possível realizar a oficina naquele dia. Conversamos com a professora de Sociologia e combinamos a realização da oficina na outra semana. Como proposto no planejamento inicial, à atividade foi iniciada com os alunos ouvindo e acompanhando com a letra impressa a música “Samba do Approach” de Zeca Baleiro. Porém, diferente do que foi inicialmente proposto no plano de aula, antes que a música iniciasse, foi pedido para que os alunos circulassem na letra da música impressa, que foi dada a eles, os termos em língua estrangeira que eles identificavam como pertencentes no seu cotidiano.
Quando a música terminou, foi pedido que dissessem quais eram estes termos, e aos poucos os alunos foram participando e dizendo quais eram eles, ao mesmo tempo em que um dos mediadores da oficina escrevia no quadro tais palavras ou expressões (em anexo seguem alguns exemplos dessa atividade feita pelos alunos – Anexo B). Foi então conduzido para que os próprios alunos refletissem o quão influente as línguas estrangeiras e, principalmente, o Inglês, fazem parte das suas vidas sem que eles sequer percebam, e qual a importância disso no mundo atual.
Trabalhamos conceitos da Sociologia e da Filosofia, explicamos sobre o poder da Dominação no uso involuntário dos verbetes estrangeiros no dia-a-dia dos indivíduos. Tratamos dos Estrangeirismos com o reconhecimento do aportuguesamento de alguns termos estrangeiros e a inclusão despercebida destes no cotidiano dos alunos. Por fim, levamos os alunos a refletir sobre o processo de Alienação provocado pelo uso inconsciente de vocábulos de outras línguas que não a língua-pátria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário